A celulite é uma das características que mais desagrada as mulheres – e aos homens também, apesar de seu aparecimento ser proporcionalmente menor. Atualmente, existem diversos tipos de tratamento de combate e prevenção à celulite, para melhorar seu aspecto ou evitar que continuem a aparecer.

Aqui na Unipharma, gostaríamos de saber como anda o seu relacionamento com as celulites? E também te mostrar algumas dicas para você conseguir tratar ou evitar o aparecimento das celulites. Mas, primeiro, você sabe o que são as celulites?

A celulite é uma inflamação no tecido celular, causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Seu nome científico é “Lipodistrofia Ginóide (LDG)”. E causa o aspecto ondulado e de buraquinhos da pele, principalmente em áreas como nádegas e coxas, mas podendo também aparecer na barriga e nos braços.

Seu aparecimento é mais comum nas mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, atingindo 8 em cada 10 mulheres. Isso se dá porque é mais comum a esse sexo de acumular gorduras nas coxas, quadris e nádegas.

Não é uma condição médica grave, porém é algo que pode causar desconforto e insegurança às pessoas por causa da aparência. Existem alguns graus e tipos de celulite que foram determinadas a partir de:

● Número e quão profundas são as depressões;
● Aspecto das áreas que estão elevadas;
● Se existem lesões elevadas;
● Se há flacidez;
● Graus da antiga classificação existente.

Estes itens receberão uma pontuação de zero a três, e a soma total vai mostrar se a celulite é leve (1-5 pontos), moderada (6-10 pontos) ou grave (11-15 pontos). Essa nota pode também ajudar a achar os tipos de tratamentos mais indicados para cada tipo de grau.

Mas, afinal, o que causa essas inflamações que são as celulites?

Não existem, cientificamente comprovadas, razões exatas para acontecerem. Entretanto, existem algumas hipóteses que podem te ajudar a melhorar seus hábitos, ou a entender melhor o porquê da sua predisposição de aparecimento em seu corpo.

Como é o caso, por exemplo:

  • Genética e hereditariedade;
  • Péssimos hábitos alimentares;
  • Alta ingestão de gordura;
  • Metabolismo devagar;
  • Sedentarismo;
  • Alterações nos hormônios;
  • Problemas na circulação;
  • Aumento da gordura corporal total;
  • Fumar.

E como tratar?

Existem diversos tipos de tratamentos, que vão de acordo com o que você pode pagar e até mesmo o tipo mais indicado para o seu tipo de celulite. De cremes a procedimentos estéticos.

Uma sugestão é a drenagem linfática. É uma massagem voltada para a melhora da circulação local e para a eliminação de líquidos que ficam acumulados nos tecidos. Para as celulites, ajuda a diminuir pequenos nódulos de gordura acumulados, pode melhorar o aspecto.

Você também pode apostar em cremes anticelulite, mas sempre levando em consideração que eles sozinhos não farão milagres. Devem estar sempre associados a práticas e a um estilo de vida saudável. De maneira geral, existem cremes que estimulam a produção de colágeno, que melhora a aparência da celulite.

Outra saída que deve estar aliada a um estilo de vida saudável é a suplementação alimentar. Aqui na Unipharma possuímos o Glisodin, que é um excelente composto responsável por cuidar da saúde cutânea e melhorar a aparência da celulite e do contorno do corpo.

Atua na redução do acúmulo de gordura nos adipócitos, reduzindo dessa forma a compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos que formam edemas comprometendo a microcirculação local.

Outras opções são os procedimentos estéticos (que podem ou não ser invasivos), como a radiofrequência (que estimula a produção de colágeno, diminuem os “furinhos”, e usa a radiação eletromagnética de alta frequência).

Outro exemplo é a cirurgia a laser, que são inseridas cânulas para que o laser seja aplicado para destruir a gordura localizada e quebrando os septos fibrosos que deixam a pele irregular.

Também existe a criolipólise, que congela a gordura localizada, é uma intervenção estética que rompe as células de gordura.

Existem diversos outros exemplos e tipos de procedimentos estéticos, cremes e suplementações que você pode tentar para diminuir o aspecto das celulites em sua pele. Porém, é importante você consultar um Médico Dermatologista para avaliação e direcionamento de tratamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *