É importante desde cedo saber o nível que o colesterol está em seu sangue. Pois a alteração de colesterol pode indicar muitos problemas de saúde, como infartos, derrames entre muitos outros. E o acompanhamento deve ser feito desde a infância.

O colesterol desempenha funções vitais para o funcionamento do organismo, pois ajuda na produção hormonal, da bile que regula a digestão e também da vitamina D.

Quer saber mais sobre os níveis ideais de colesterol para cada faixa etária? Continue lendo o texto de hoje para saber mais!

O colesterol é transportado e circula acoplado em moléculas de lipoproteínas, por isso, muitas pessoas podem confundi-lo com uma gordura, porém, mesmo se comportando como um lipídio, quimicamente ele é um álcool.

Existem diferentes tipos de colesterol – em suma, o “bom” e o “mal”. Vamos conhecê-los?

O Colesterol LDL

Ideal para o bom funcionamento hormonal, vitamínico (vit D) e da bile. Porém, quando está em excesso, pode acumular nos vasos sanguíneos e ajudar na formação de placas de gordura, que podem restringir a passagem de sangue nos vasos e aumentar o risco de infarto ou AVC – por isso, é conhecido com o colesterol ruim.

Como saber se o seu nível de colesterol LDL está alto?

  • Desejável: abaixo de 190 mg/dl
  • Risco baixo: abaixo de 130 mg/dl
  • Risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl
  • Risco alto: abaixo de 70mg/dl
  • Risco muito alto: abaixo de 50mg/dl

Esse resultado só será obtido a partir de um hemograma (exame de sangue) para avaliação do colesterol total e suas frações – pois não dá sintomas ou sinais de que está alterado. Porém, se a sua alimentação é desbalanceada e se você está com sobrepeso, existem altas chances de o seu colesterol estar alterado.

O que fazer para diminuí-lo?

A prática de atividades físicas é uma grande aliada, principalmente os aeróbicos, pois são uma fonte de energia, que evita que o nosso corpo faça um estoque de gordura. Também, em alguns casos, é necessária a medicação. E, por fim, a alimentação saudável é a maior aliada da diminuição do colesterol.

O Colesterol HDL

É importante para o bom funcionamento do organismo, pois elimina as gorduras e previne as doenças do coração. Para garantir bons níveis de colesterol bom, é importante comer alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, castanha, amendoim e peixes como salmão e sardinha, além de praticar atividades físicas regularmente.

O HDL remove a gordura de dentro dos vasos e as direciona para o fígado, onde serão metabolizadas e excretadas. Ou seja, é um protetor cardiovascular, prevenindo doenças como infarto, avc, trombose, por exemplo.

Como saber o nível desejável de HDL?

  • Desejável: acima de 40 mg/dl.

E em crianças e adolescentes? Como é essa questão dos níveis aceitáveis de colesterol?

Apesar de serem crianças e nós acharmos que a chance de estarem com alterações no colesterol é baixa, ainda assim precisamos realizar os exames de sangue regularmente para identificar, desde cedo, a necessidade de monitoramento do colesterol.

Principalmente porque nos últimos anos tem aumentado consideravelmente o número de crianças que estão com variações nos níveis de colesterol. E muito disso é culpa da alimentação deles, rica em industrializados e fast-foods. E para as crianças, o risco é grande: quanto mais tempo ele fica em níveis altos, mais estragos é capaz de fazer.

Para crianças e adolescentes, entre 2 e 18 anos, o valor total desejável é abaixo de 150 mg/dl.

Para LDL, o ideal é que esteja menor que 110 mg/dl. E para o HDL, precisa estar acima de 45 mg/dl.

Para adultos, o uso de suplementação pode ser uma saída.

Possuímos aqui na Unipharma o Greenselect Phytosome 120mg Suplemento Antioxidante 30 Cáps. Em sua formulação, é possível encontrar antioxidantes potentes, capazes de diminuir a chance de doenças e reduzir o colesterol.

Além disso, por ser descafeinado, pode ser utilizado por hipertensos, portadores de doenças cardiovasculares ou por pessoas que apresentam restrição ao uso de cafeína por sensibilidade a essa substância.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Temos uma equipe farmacêutica disposta a te ajudar. Consulte seu médico.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *